segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

De Patricia Highsmith


"-(...)Então você quer se apaixonar? É provável que se apaixone logo, e quando ocorrer, aproveite,depois fica mais difícil.
- Amar alguém?
-Se apaixonar.Ou até ter desejo de fazer amor.Acho que em todos nós o sexo flui mais lentamente do que gostaríamos de acreditar, especialmente os homens. As primeiras aventuras geralmente não passam da satisfação de certa curiosidade, e depois a gente fica repetindo os mesmo gestos, procurando encontrar...o quê?
-O quê?- repetiu Therese.
-Será que existe o termo certo? Um amigo, um companheiro, ou talvez apenas alguém que compartilhe.De que servem as palavras? Quero dizer, acho que às vezes as pessoas buscam no sexo coisas que se podem achar muito mais facilmente de outra maneira.
  Aquilo que Carol disse sobre a curiosidade, ela sabia ser verdade.
-Que outra maneira?- perguntou ela.
 Carol lhe deu uma olhadela.
-Acho que cada pessoa precisa descobrir isso por conta própria. Será que consigo arranjar um drinque aqui?"

---->trecho de  Patricia Highsmith em seu Romance Carol,criadora de Tom Ripley, livro que tem invadido minhas tardes com tamanha ousadia, acho que nunca me deparei com narrativa tão objetiva  para com as emoções,sem perder a delicadeza, tratando com profundidade tudo aquilo que no cotidiano é tão subjetivo coisa que só uma boa literatura propõe, no mais permanece a dica. Au revoir, meu romance me chama!

3 comentários:

  1. Tem dito com propriedade sobre o amor, hora acredito na sua idade hora acho que você me esconde a verdade, beijo.

    ResponderExcluir
  2. Q delicia de blog...Textos q remetem a intensidade dessa menina-mulher e nos fazem refletir nossa propria essencia...Td isso associado a um simpatico projeto grafico!!So podia ser da Deia!!Frequentador assiduo a partir de agora...

    ResponderExcluir